segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sr. Vs Dr.






stone|

Às vezes temos "dejá vu"...
Ás vezes o passado reencontramo-nos com o passado...

Este fim-de-semana reencontrei pessoas que não via há muito... e parece que o tempo não as afecta... Continuam iguais a si mesmas... E a minha opinião em relação a determinadas "filosofias e vida" - chamemos-lhe assim - também não mudam... E sem presunção... acho que eu é que tenho razão (apesar de o dizer corra o risco de a deixar de ter!)...

"Doutor versus Sr."

Num país em que a maior parte da população é de Doutores e Engenheiros... onde o processo de Bolonha elevada a expoente máximo esta tendência já por si existente... e em que maior parte dos que dizem ser nem sequer o são... Gosto deste tipo de justificação peculiar: "Gosto que me tratem por Doutor X, porque Sr. éo Sr. X do Talho!!"
Mas quem disse que o facto de uma pessoa se "intitular" Doutor lhe confere maiores valores (morais, por exemplo) que o Sr. X do Talho?
Mas quem disse que o Sr. X do Talho não tem um curso?
Mas quem disse que o Sr. X do Talho não lê mais além que "A Bola", ou que gosta de discutir assuntos mais elaborados que o futebol - que só o tema faz correr rios de tinta...?
Mas porquê que há-de alguém pensar que um Doutor é mais que um Sr. do Talho?
Quem disse que a mesquinhez e a pequenez de espírito é menor num Dr?

"Sr. versus Doutor"


No dia seguinte estou a ler notícias online e vejo esta notícia: "Américo Amorim vai ser distinguido segunda-feira com o grau Doutor Honoris Causa pela universidade norte-americana de Saint Johns. (...)Em declarações à Lusa, o homem mais rico de Portugal revelou que, depois de receber a distinção, pretende continuar a ser o 'senhor' Américo Amorim, dispensando o 'doutor'. (...)" "

Como diria o Fernando Pessa... E esta hein??

Sem comentários:

Enviar um comentário